Incentivo à leitura

A leitura propicia a ampliação do vocabulário e do vasto mundo cultural que um bom livro pode promover. Nossos alunos participam de diversos momentos prazerosos de incentivo à leitura. Dentre esses, três se destacam:

Contação de Histórias: É um momento de silêncio e atenção. A professora apaga a luz, fecha as cortinas, abre o “Baú da Fantasia” e começa o mundo da magia. Através da história, as crianças identificam os personagens, os lugares, cores, formas, e aguçam seus sentidos. A cada dia é contada uma história diferente, a cada dia voa-se sobre as asas da imaginação!

Projeto de Leitura e Escrita Divertida (PLED): Um mundo mágico de leitura! A cada trimestre a professora seleciona um título e as crianças mergulham nesse livro, conhecendo os personagens e vivenciando verdadeiramente os acontecimentos da história, através de atividades lúdicas. A família também participa, recebendo a visita do mascote do livro.

Ciranda de Livros: A criança adora histórias de príncipes, princesas, animais falantes, bruxas, pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia. E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o hábito da leitura. Esse momento se torna mais prazeroso quando as histórias são ouvidas em família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe ou, quem sabe, do avô, da avó ou dos irmãos. Ou, ainda, dando seus primeiros passos na leitura sozinha, descobrindo suas primeiras palavras, ou realizando a leitura de imagens. Toda sexta-feira, os alunos levam um livrinho para realizar a leitura em família num ambiente agradável e aconchegante. Após leitura e discussão com os familiares, realizam um registro da história no suplemento próprio para essa atividade.

 

Projeto “Tchau Fraldinha"

Sabemos que cada criança tem seu tempo e maturidade para sair da fralda. Pensando nisso, realizamos o Projeto “Tchau Fraldinha”, com as crianças do Infantil 2. Os alunos assistem vídeos sobre despedir-se da fraldinha e sobre o novo coleguinha de todos dos dias, o vaso sanitário. Através de livros, músicas, brinquedos e bonecos inseridos no projeto, os alunos ficam confortáveis e seguros para, espontaneamente, fazer xixi. Cada ida ao banheiro é um momento de diversão, pois dão tchau para a fraldinha ao sair da sala e tchau para o xixi ao acionar a descarga. Também é um momento precioso que aproveitamos para trabalhar a higiene pessoal. E, cada vez que uma criança faz xixi no banheiro, ganha uma estrelinha para ser colocada embaixo da sua fraldinha no painel da sala. Esse projeto é um verdadeiro sucesso!

 

Alimentação saudável - Culinária e Dia da Fruta

Para alguns cozinhar é diversão, para outros é dever, mas para nossos alunos, lidar com os alimentos pode significar as duas coisas. Uma vez por mês, realizamos uma aula de culinária para complementar nossos projetos e datas comemorativas. E uma vez por semana, cada um traz uma fruta para a turma degustar e realizar uma salada de frutas. As crianças demonstram cuidado com cada ingrediente e concentração para uma nova aprendizagem. Esses dois momentos visam trabalhar a importância da alimentação saudável em nosso dia a dia.

 

Ballet e o Hapkido

O Ballet e o Hapkido contribuem para a disciplina, fortalecimento da autoestima, respeito ao próximo, equilíbrio físico e mental, aperfeiçoamento do reflexo e da coordenação motora, sociabilização e desenvolvimento do raciocínio, além de proporcionar o resgate de valores culturais. Através dos métodos lúdicos e criativos que os nossos professores especialistas utilizam, as crianças aprendem e se divertem ao mesmo tempo.

 

Datas Comemorativas

A Educação Infantil deve ser organizada pensando na criança como ser social que pensa, interage, questiona, explora e constrói conhecimentos. Nós do Star Max Kids trabalhamos com as datas comemorativas respeitando o direito da criança em conhecer o significado de fatos da nossa história, contribuindo assim para a ampliação do seu universo cultura. Tudo isso de forma descontraída, divertida e prazerosa!

 

Informática Educativa

O computador é um ótimo auxiliar na construção do conhecimento. Além de desenvolver o raciocínio lógico e a percepção visual, nossa informática educativa complementa os conteúdos trabalhados no decorrer de cada trimestre. A criança aprende a se organizar e se concentrar no que lhe é proposto, através de jogos educativos.

 

Dia do Brinquedo

O brinquedo é muito importante no processo de aprendizagem da criança. Brincando, ela desenvolve sua personalidade, autonomia, capacidade motora e cognitiva, experimenta situações, processa informações, organiza emoções, aprende e interage.

Além de brincar com os brinquedos do colégio e os confeccionados pelas turmas, toda sexta-feira, nossos alunos trazem um brinquedo de casa para socializar com os colegas.

 

Língua Inglesa

É na Educação Infantil que a criança tem a maior oportunidade de desenvolver suas potencialidades. Sendo assim, como o Inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, a escola de Educação Infantil pode ser o melhor lugar para começar a aprendizagem da língua inglesa. Nossos pequenos adoram a aula de Inglês, preparada e aplicada por uma professora especialista, através de atividades lúdicas, músicas e vídeos.

 

Educação Física

O movimento é essencial na Educação Infantil, pois trabalha o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo. Pensando nisso, nossas aulas de Educação Física proporcionam ao aluno grandes possibilidades que contribuem para o desenvolvimento de suas habilidades, através de jogos, brincadeiras e esportes.

 

Vivenciando e Aprendendo

As crianças aprendem a partir das interações que estabelecem com as pessoas e o ambiente. Brincar, observar, experimentar, questionar, explorar, movimentar-se de diferentes formas, utilizar diversas linguagens, ouvir histórias, pintar, desenhar, apreciar e produzir sons e músicas, descansar e cuidar-se são experiências indispensáveis ao desenvolvimento integral da criança.

Por meio de situações problemas em nossos projetos, garantimos à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens. A cada trimestre, dois projetos pedagógicos de ensino são desenvolvidos, através de atividades distribuídas em temas amplos, nos quais há ações planejadas conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Resolução nº 05/2009 – CNE/CEB). No decorrer do ano letivo, um projeto é escolhido para apresentação dos alunos à família e para escolha da saída pedagógica (excursão).

 

Agenda Digital

O avanço tecnológico trouxe grandes mudanças para os nossos hábitos. A Agenda Digital é uma excelente ferramenta para acompanhar a vida escolar da criança através do celular. Ou seja, os pais/ responsáveis recebem os informativos do colégio e podem visualizar a qualquer momento.